quinta-feira, 1 de novembro de 2012

PROJETO: JOGOS EDUCATIVOS ON LINE


Nome da Instituição Escolar: EMEFMaria Olíria Sarcinelli Campagnaro”
Período: Terceiro Trimestre do ano letivo 2012
Turma a ser desenvolvido: 6ª Ano A /5ª Série
Turno: Matutino
Conteúdo a ser Desenvolvido: Jogos Educativos On Line
Alunas: Carla e Graça
JUSTIFICATIVA DO PROJETO
As atividades desenvolvidas ocorreram no terceiro trimestre do ano letivo de 2012 com a turma do 6º Ano/ 5ª série do ensino fundamental - Quantitativo de alunos Participantes (29), da EMEF “Professora Maria Olíria Sarcinelli Campagnaro”, situada na Rua Negri Orestes, Nº 398, no município de João Neiva.
Os jogos educativos auxiliam na formação física, vence obstáculos, desafia limites, despende energia, desenvolve a coordenação motora e o raciocínio lógico, aprimora seus conhecimentos, dentre outros.
Os jogos que por muito tempo fizeram parte da didática de grandes educadores do passado, hoje surgem como necessidade absoluta e indispensável no processo educativo.
Tendo em vista que, o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece os desenvolvimentos físicos, cognitivos, afetivos e principalmente a interação e o respeito pelos amigos. Como cita Almeida (1978), afirma que os jogos não devem ser fins, mas meios para atingir objetivos. Estes devem ser aplicados para o benefício educativo. Deve se aplicar os jogos de uma forma correta, planejada, de modo que leve realmente o aluno a aprender brincando. O bom êxito de toda atividade lúdica pedagógica depende exclusivamente do bom preparo e liderança do professor.
Os jogos em épocas passadas na escola, foram vistas e utilizadas como recreação, hoje sabe se que os jogos e as brincadeiras exercem papel fundamental no processo ensino aprendizagem, pois as novas metodologias de ensino vão surgindo, novos meios que o professor busca desempenhar formas que facilitam seu trabalho neste processo de aprendizagem da criança, dando a elas oportunidade de experimentar o concreto, sendo este um recurso lúdico passando a ser pedagogicamente parte dos conteúdos escolares.
OBJETIVO PRINCIPAL:
Proporcionar aos alunos da EMEF “Professora Maria Olíria Sarcinelli Campagnaro”, a possibilidade de criar diferentes situações de aprendizagem através das atividades lúdicas interativas e de vivência por meio de diferentes jogos ON LINE.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ø     Melhorar a aprendizagem nas disciplinas de língua portuguesa e matemática no decorrer dos jogos educativos;
Ø      Construir por meio dos jogos educativos on line a aprendizagem em diferentes disciplinas usando os meios midiáticos com atrativo desse processo ensino aprendizagem.
DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES:
O trabalho será desenvolvido da seguinte maneira: No primeiro momento será realizada a apresentação do professor e dos alunos, sendo que em seguida será feito o combinado de algumas regras fundamentais para o desenvolvimento das aulas. Em seguida foi feito uma abordagem da temática jogos educativos on line, sendo estas aulas ocorridas nas aulas de Educação Física tendo o professor regente da turma presente, com participação das mediadoras do Laboratório de Informática. Nestas aulas aplicadas teve participação total da turma nas atividades propostas. Sendo necessárias três aulas para sua concretização conforme o cronograma abaixo:
CRONOGRAMA DAS AULAS A SEREM DESENVOLVIDAS:
- Jogos Educativos diversos.
- Jogos educativos raciocínio lógico.
- Jogos educativos envolvendo as demais disciplinas da escola: geografia, ciências, Língua Portuguesa, educação física dentre outros.


RECURSOS:
  • Local apropriado para a prática (laboratório de informática)
  • Computadores
  • Sites educativos diversos.
AVALIAÇÃO:
A avaliação acontecerá no decorrer do processo através da observação e execução das atividades realizadas, levando em consideração não o desempenho dos alunos, mas sim o seu envolvimento e esforço. Também se dará através da auto-avaliação, bem como a participação ativa do aluno na realização das atividades, pontualidade, assiduidade dentre outros.
RELATÓRIO DA AULA:
Primeira aula aplicada ocorreu no dia 16 de outubro, com a temática “Jogos Educativos ON LINE: Dominó, Dama, Trilha, Sudoku, Tangran, Xadrez.”. No decorrer do desenvolvimento da primeira aula, foram trabalhados jogos diversos como: dama, xadrez, dominó e trilha. Deixei a turma bem à vontade na escolha de suas duplas e orientei como seria realizada a atividades abordando que todas duplas deveriam realizar todos os jogos. No decorrer das atividades, não tivemos muitos problemas quanto às dúvidas dos movimentos das peças, pois eles já sabiam manusear as peças (xadrez), e quanto à concentração, percebi no inicio os alunos um pouco tumultuados com suas duplas, pois principalmente as meninas queriam jogar e conversar com a colega ao mesmo tempo ou até mesmo com a colega de outra dupla, mas após muito diálogo que iriam atrapalhar concentração das duplas amenizou um pouco mais a situação.
Finalizamos a aula com alguns comentários relacionados à importância dos jogos educativos no processo ensino aprendizagem, da concentração no momento da realização dos jogos, seguir regras ou modificá-las à medida que a dupla ou professor orientava dentre outros aspectos primordiais no desenvolvimento do jogo. 
As mediadoras anteriormente tinham feito uma pasta com sites das atividades facilitando dessa forma a aula, então os alunos faziam as atividades pela ordem da pasta. Quando finalizou a aula eles reclamaram e pediram outras aulas no laboratório de informática.

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