terça-feira, 20 de novembro de 2012

APRENDENDO E ENSINANDO COM AS TIC’S

UNIDADE 4 – prática pedagógia e mídias digitais
Atividade 4.2:
TEMA: NAVEGANDO POR VÍDEOS E OUTRAS MÍDIAS
SUBTEMA: NAVEGANDO
Durante as pesquisas encontrei alguns links interessantes para navegação no PORTAL DO PROFESSOR:
Primeira Atividade:
Jogo de Damas: vamos explorar?

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Com as atividades propostas o aluno poderá desenvolver o raciocínio lógico matemático; proporcionar trabalho colaborativo; vivenciar momentos de reflexão e tomada de decisões; conhecer o Jogo de Damas e o modo de jogar; identificar quantidade de peças do jogo bem como compreender os nomes atribuídos a cada jogada.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para a realização desta aula é necessário que o professor já tenha trabalhado com o aluno: situações-problema, diálogo e troca de ideias no dia a dia da escola.
Estratégias e recursos da aula
Introdução:
O Jogo de Damas é um jogo de tabuleiro muito conhecido e jogado no Brasil, em especial. Quando utilizado no meio educacional, possibilita a construção de conceitos matemáticos, abordados de uma maneira lúdica.
Estratégia e recursos da aula
Atividade 1:  aproximadamente 60 minutos
Num primeiro momento é importante que os alunos falem sobre o que já sabem sobre o Jogo de Damas. Utilizando uma folha para cada aluno, o professor poderá escrever as hipóteses que o aluno tem sobre o referido jogo. Esse momento poderá ser feito em uma roda de conversa. Depois, cada aluno deverá pegar a sua folha com o professor e fazer um desenho representando o Jogo de Damas. Exponha as atividades dos alunos em um mural na sala de aula.
Cada aluno poderá demonstrar os conhecimentos singulares sobre como jogar. Por isso, organize os alunos em duplas e disponibilize um Jogo de Damas para cada uma. Deixe que explorem o material, fazendo observações da quantidade de peças e do tabuleiro. Nesse momento o professor fará observações e anotações da forma que cada dupla ou aluno fez para jogar.            
Agora, leve a turma ao Laboratório de Informática da escola a fim de que acessem o sítio abaixo:
Neste momento, os alunos terão oportunidade de fazer uma pesquisa sobre o Jogo de Damas e confrontar as suas hipóteses. Para isso, auxilie os alunos na leitura do texto digital. Após a leitura, possibilite um momento de diálogo em que os alunos possam relatar o que perceberam de diferente com relação aos conhecimentos prévios. De volta à sala de aula, os alunos deverão jogar novamente, utilizando as informações obtidas na pesquisa online.
Atividade 2:  aproximadamente 60 minutos
Como uma modalidade de jogar diferenciada, os alunos poderão vivenciar o Jogo de Damas através do sítio abaixo:
No sítio sugerido, o Jogo de Damas apresenta algumas variações nas jogadas de captura diferenciadas do Jogo de Damas no tabuleiro. Sendo assim, não há captura de duas peças quando o movimento exige que a peça caminhe para frente, capturando uma peça de cada vez.
Após jogarem, os alunos poderão expressar oralmente a opinião individual de vivenciar este momento. É importante que eles possam relatar quais foram as impressões de jogar online e jogar utilizando o tabuleiro não virtual. Aproveite para conversar com a turma sobre as estratégias utilizadas para capturar as peças do adversário.             
Agora, assistam ao vídeo abaixo e descubram mais sobre estratégias e mesmo o como jogar Damas.
Após assistir ao vídeo e retornar para a sala de aula, a turma poderá ser organizada em roda. O professor solicitará a participação de dois alunos para jogar, no centro da roda, o Jogo de Damas. Os jogadores farão suas jogadas e os outros alunos deverão observar as jogadas dos colegas. Este momento poderá ser filmado pelo professor e depois assistido pela turma. Finalizado o jogo, o professor deverá propiciar um momento de discussão, em que os alunos poderão dizer o que perceberam com as observações.
Atividade 3:  aproximadamente 60 minutos
Para este momento deverá ser entregue para cada aluno uma folha contendo a imagem do tabuleiro do Jogo de Damas impresso. Veja o exemplo abaixo:
Solicite que os alunos escolham duas cores que representarão as peças do Jogo de Damas. Relembre com a turma a quantidade de peças que compõem o jogo. Sendo um total de vinte e quatro peças divididas em dois grupos de doze peças cada. Os alunos deverão desenhar no tabuleiro a disposição inicial do Jogo de Damas, utilizando lápis de cor. Veja a ilustração a seguir:
Fonte: Acervo da Autora
Agora, explore com a turma os nomes das jogadas e das peças em função dos movimentos. Para isso, entregue outra folha com o tabuleiro impresso e possibilite que os alunos demonstrem a peça transformada em Dama e um momento de captura. É preciso que os alunos compreendam que a formação da Dama ocorre quando uma de suas peças atinge uma das quatro últimas casas do adversário. Para essa formação, os alunos poderão sobrepor uma peça de mesma cor sobre outra.
Fonte: Acervo da Autora
Para finalizar a aula o professor poderá confrontar os conhecimentos obtidos pelos alunos a partir de todas as atividades vivenciadas com as hipóteses iniciais da turma. Para isso, construa um novo mural, no qual os alunos deverão escrever as regras do Jogo de Dama e fazer um desenho do tabuleiro ilustrando o jogo. Depois, as atividades serão organizadas no mural, juntamente com as atividades realizadas no início desta aula.
Recursos Complementares
Para outras informações o professor poderá acessar o sítio: http://fpdamas.home.sapo.pt/regrasinter.htm 
Avaliação
A avaliação deverá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação e dos registros individuais de cada aluno. É importante perceber a compreensão da turma sobre como jogar o Jogo de Damas virtual ou não, bem como o entendimento do grupo sobre os movimentos e a quantidade de peças do referido jogo.  
Referências:
Atividade 2: JOGO SUDOKU
O SUDOKU é um jogo que pode ser jogado manualmente e até online. Para possibilitar o acesso ao jogo online pela turma, solicite que cada aluno utilize o laptop Classmate e com seu auxilio acesse o Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys> Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e escolham um dos sítios sugeridos abaixo para iniciar o trabalho. Porém, a turma deverá acessar e jogar, a partir de cada um dos sítios.
Você irá encontrar SUDOKU com as mais variadas figuras e níveis. Deixe que os alunos explorem o jogo de acordo com o interesse de cada um. 
Também sugerimos outro sítio:
No jogo online a seguir, são utilizadas imagens que atraem a curiosidade dos alunos e instigam a participação e empenho para conseguirem completar todas as casas do SUDOKU.
A partir do jogo sugerido acima, você professor, pode trabalhar com letras e imagens que favorecem a participação e a aprendizagem dos alunos. Após todos jogarem, possibilite um momento de diálogo para que cada aluno possa falar sobre as possíveis diferenças de se jogar SUDOKU online e com material impresso/concreto.
 Recursos Complementares
Para outras informações sobre o jogo SUDOKU acesse o sítio: http://www.somatematica.com.br/curiosidades2.php
Avaliação
A avaliação necessita ser feita por você professor, durante todas as atividades por meio da observação e do registro. Procure perceber as possíveis dúvidas e até dificuldades de cada aluno e busque compreendê-las, refletindo sobre sua própria prática, ou seja, pensando sobre as atividades propostas e o envolvimento da turma com a aprendizagem. Se necessário auxilie, individualmente, os alunos com maior dificuldade propondo-lhes alternativas do jogo.
Referência:
Atividade 3: Torre de Hanói – estratégia e aprendizagem
Professor organize a turma em duplas e solicite que utilizem o laptop Classmate e acessem o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys> Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o sítio sugerido abaixo. Explique para a turma que os alunos irão jogar o jogo “Torre de Hanói” a partir de um Software online. Neste jogo, terão oportunidade de incluir novos pinos e de jogar com um número maior que três pinos, aumentando assim, o nível de dificuldade.

Professor, depois que a turma explorou o jogo, faça um momento de produção coletiva das regras do jogo. Os alunos poderão utilizar o laptop
Classmate, a partir do programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou Metasys > Aplicativos > KWord , ou outro editor de texto, para registrarem a produção de texto. É importante auxiliar cada aluno a salvar a atividade no próprio laptop.
Depois, a turma também poderá fazer um desenho, ilustrando o texto coletivo, através do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint. Auxilie os alunos a selecionarem o desenho e colá-lo no KWord logo abaixo da produção de texto coletivo.
Professor sugerimos que você imprima as atividades dos alunos e organize um mural no espaço extra sala de aula da escola, para que toda a comunidade escolar tenha acesso às informações do jogo. Aproveite o momento para confeccionar um cartaz com a história do jogo, contando suas curiosidades e afixe-o junto com o cartaz das regras.
Recursos Complementares
Para outras informações sobre o jogo Torre de Hanói acesse o sítio: http://www.somatematica.com.br/jogos/hanoi/
Avaliação
A avaliação poderá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação e dos registros individuais de cada aluno. Assim, professor, você terá maior subsídio para perceber as dificuldades e até as facilidades encontradas pela turma no decorrer do trabalho e propor novas situações ou mesmo, reestruturar o trabalho.
Referência:


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