terça-feira, 20 de novembro de 2012

APRENDENDO E ENSINANDO COM AS TIC’S

UNIDADE 3 – CURRICULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS
Atividade 3.2: Atividade com auxilio de alguns recursos estudados
PLANO DE AULA Nº 02
Escola: EMEF “Professora Maria Olíria Sarcinelli Campagnaro”
Endereço: Rua Negri Orestes – Nº398-  João Neiva - Esp. Santo.
Disciplina: Educação Física
Série / Ano: 5ª série/6º Ano Ensino Fundamental
Turno: Matutino
 Data: 23/10/2012 – Terça -Feira
Horário: 9h:50min às 10h:40min  

Conteúdo a ser desenvolvido: Jogos e Brincadeiras em equipe.

Objetivo Conceitual:
Resgatar valores, socializar brincadeiras que eram realizadas no passado, ampliar seu círculo de brincadeiras, tornar as crianças mais solidários e participativas, incentivar o trabalho de equipe.

 Objetivo Procedimental:
► Vivenciar diferentes tipos de jogos e brincadeiras nas aulas de educação física com utilização de pesquisa utilizando os espaços educativos na escola como o laboratório de informática (LIED).

Objetivo Atitudinal:
► Participar e desenvolver a criatividade, promover e exercitar o desenvolvimento e habilidades educativas.

Procedimentos Metodológicos:
A professora fará um conversa com os alunos esclarecendo o que irão desenvolver naquela aula. Em seguida ela conduzirá os alunos ao laboratório de informática (LIED) onde os alunos desenvolverão em grupo pesquisa dos jogos (cooperativos, individuais, populares, com/sem uso de materiais recicláveis dentre outros) que serão desenvolvidos em equipes na próxima aula, por eles mesmos, com auxilio das mediadoras do laboratório, onde anteriormente são salvos numa pasta os sites na qual os alunos desenvolverão as atividades, como consta nas referencias abaixo.
Em seguida ela conduzirá os alunos de volta à sala de aula.

Materiais Utilizados para o Desenvolvimento da Aula:
Laboratório de informática (LIED), sites.

Avaliação:
Acontecerá no decorrer do processo através da observação e execução das atividades aplicadas.

Referências Bibliográficas:


UNIDADE 3 – CURRICULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS
Atividade 3.3: Atividade com auxilio de alguns recursos estudados
PLANO DE AULA Nº 03
Escola: EMEF “Professora Maria Olíria Sarcinelli Campagnaro”
Endereço: Rua Negri Orestes – Nº398-  João Neiva - Esp. Santo.
Disciplina: Educação Física
Série / Ano: 5ª série/6º Ano Ensino Fundamental
Turno: Matutino
 Data: 06/11/2012 – Terça -Feira
Horário: 9h:50min às 10h:40min  

Conteúdo a ser desenvolvido: Jogos e Brincadeiras em equipe.

Objetivo Conceitual:
Resgatar valores, socializar brincadeiras que eram realizadas no passado, ampliar seu círculo de brincadeiras, tornar as crianças mais solidários e participativas, incentivar o trabalho de equipe.

 Objetivo Procedimental:
► Vivenciar diferentes tipos de jogos e brincadeiras pesquisadas pelos grupos anteriormente no laboratório de informática (LIED).

Objetivo Atitudinal:
► Participar e desenvolver a criatividade, promover e exercitar o desenvolvimento e habilidades educativas.

Procedimentos Metodológicos:
A professora fará um conversa com os alunos esclarecendo o que irão desenvolver naquela aula. Em seguida ela conduzirá os alunos ao espaço da escola onde os grupos desenvolveram as atividades pesquisadas por eles, como consta nas referencias abaixo.
Em seguida ela conduzirá os alunos de volta à sala de aula.

Materiais Utilizados para o Desenvolvimento da Aula:
Pátio da escola.

Avaliação:
Acontecerá no decorrer do processo através da observação e execução das atividades aplicadas.

Referências Bibliográficas:



 RELATÓRIO DAS AULAS:
As aulas aplicadas ocorreram nos dias 23 de outubro e 06 de novembro, com a temática “Jogos e Brincadeiras em equipe”. No decorrer do desenvolvimento da primeira aula, foram realizados uma pesquisa onde os alunos teriam que escolher algumas brincadeiras para coloca-las em prática na próxima aula. Na segunda aula os alunos desenvolveram várias atividades no qual tinham pesquisado anteriormente.
Finalizamos as aulas com alguns comentários relacionados à importância dos jogos cooperativos, populares dentre outros no processo ensino aprendizagem, na cooperação entre eles no momento da realização dos jogos, seguir regras ou modificá-las à medida que a dupla ou professor orientava dentre outros aspectos primordiais no desenvolvimento do jogo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário