sexta-feira, 19 de outubro de 2012

APRENDENDO E ENSINANDO COM AS TIC’S

UNIDADE 2 - INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA

Atividade 2.3 e 2.4: Conceituando hipertexto individualmente
O que é hipertexto?
 Segundo estudos de XAVIER, 2012, e de outros autores o termo hipertexto foi usado na década de 60 pelo americano Ted Nelson para revelar ou definir a relação inter-articulada entre textos dentro da internet que antes só funcionava como e-mail. A partir de 1991 é criado o www por  Tim Berners-Lee. Ele construiu o sistema protótipo que se tornou um modelo do que hoje é a World Wide Web.
Segundo alguns autores, Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.
Assim, o Hipertexto pode ser utilizado pelos professores na escola, pois esta ferramenta auxilia os alunos no acesso de outras informações, apropriando conteúdos, conhecimentos de forma diversificada e agradável, apenas ainda na ação de clicar num link, podendo ir para diversas páginas com explicações de termos/palavras dentre outros.
Podemos concluir que o Hipertexto tem sido uma ferramenta muito utilizada na era digital onde impulsiona os alunos à pesquisa, à produção textual, favorecendo o processo ensino aprendizagem num ambiente de descobertas, novidades, conhecimentos, interação dentre outros aspectos primordiais na construção dos saberes.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário