terça-feira, 20 de novembro de 2012

APRENDENDO E ENSINANDO COM AS TIC’S

UNIDADE 4 – prática pedagógia e mídias digitais
Atividade 4.3:
TEMA: Leitura, Reflexão e Discussão sobre Mídia na Educa
Após realizar a leitura do texto de Silvio P. Costa “Mídias-Educação no contexto escolar; Mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de Florianópolis” é possível realizar uma reflexão de questões que se fazem presente em nosso contexto educacional, no que diz respeito ao uso das mídias. Achei interessante um trecho citado pelo autor que considerava relevante repensarmos a prática escolar como relação ao uso das mídias na educação ele diz que “não há mídia que não possa ser usada na escola. É uma evolução natural a integração das mídias nas escolas. O uso dessas tecnologias depende de como a prática pedagógica é realizada: serve somente para transmitir conhecimento ou nos impõem um novo desafio, o de usá-las para novas transformações.

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE USO DE MÍDIA NA EDUCAÇÃO
Estivemos desenvolvendo algumas experiências com o uso de mídias na realização das aulas, há algum tempo e percebo que tem propiciado resultados bastante significativos, pois os alunos possuem um grande interesse nas atividades propostas atingindo dessa forma além dos objetivos propostos.
O uso das mídias possibilita a pesquisa do assunto estudado, onde após são realizados debates em sala de aula, realização de jogos pedagógicos na qual aprofunda o tema estudado.    Diante de tantas possibilidades de busca, a própria navegação se torna mais sedutora do que o necessário trabalho de interpretação.
A internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos, pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece.
Utilizando os recursos multimídias os alunos desenvolvem a aprendizagem cooperativa, a pesquisa em grupo, a troca de resultados. A interação bem sucedida aumenta a aprendizagem. Ao utilizar estes recursos percebo que estou contribuindo para desenvolver a intuição, a flexibilidade mental, a adaptação a ritmos diferentes e a criticidade. A intuição, porque as informações vão sendo descobertas por acerto e erro e isso é fundamental no processo de aprendizagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário